Cristalina

Contato: (61) 3612-4622 / 9 8529-6967 

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

Crianças, gestantes e puérperas já podem receber a vacina contra gripe

11/04/2019

Com a meta de imunizar mais de 1.6 milhão de pessoas em Goiás, foi lançada nesta quarta-feira, dia 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Com cerca de 1,8 mil profissionais atuando diretamente em 907 postos de saúde fixos em todo o Estado, a campanha vai até o dia 31 de maio.

 

Crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes e mulheres nos pós-parto são os primeiros a serem vacinados. No ano passado, Goiás liderou o ranking nacional com maior proporção de doses aplicadas.

 

A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários. Além das crianças, gestantes e puérperas, os trabalhadores da saúde, idosos, portadores de comorbidades (veja aqui), professores, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também fazem parte dos grupos. Ao todo, são 1.830.408 pessoas que integram esses grupos. A intenção é que pelo menos 1.647.408 delas sejam imunizadas (90%).

 

Durante a vacinação é necessária a apresentação de documento pessoal e do cartão de vacinação para toda a população-alvo. Para crianças e gestantes também serão oferecidas as demais vacinas do calendário nacional para atualização da caderneta de vacinação. Essa ação visa ao resgate de não vacinados, por considerar o risco para as doenças imunopreviníveis, além das baixas coberturas vacinais nesse público.

 

A Campanha de Vacinação contra a Influenza objetiva prevenir a ocorrência da gripe pelo vírus A/H1N1, A/H3N2 e B nas pessoas que integram os grupos prioritários e, dessa forma, reduzir as internações, complicações e mortes decorrentes das infecções. O Ministério da Saúde distribuiu para Goiás 1.976.900 doses da vacina, que protege contra os três vírus.

 

Cronograma da campanha

Períodos para a imunização de cada grupo, definidos pelo Ministério da Saúde
Grupo 1: Dia 10 a 18 de abril – gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos de idade.Grupo 2: Dia 22 a 26 de abril – trabalhadores da saúde.
Grupo 3: Dia 29 de abril a 3 de maio – pessoas com 60 anos ou mais.
Grupo 4: Dia D, 4 de maio – todos os grupos prioritários.
Grupo 5: Dia 6 a 10 de Maio – portadores de doenças crônicas ou comorbidades. (veja a lista aqui)
Grupo 6: Dia 13 a 17 de maio – professores.

Grupo 7: Dia 20 a 31 de Maio – todos os grupos prioritários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Leia a Edição do mês - Outubro 2019