Contato: (61) 3612-4622 / 9 8529-6967 

Cristalina

PORTAL CORREIO  

Câmara Temática discute os impactos da Ferrovia Norte-Sul no agronegócio

                                                            Representantes de 42 entidades

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza nesta sexta-feira, dia 2, às 14 horas, reunião da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. O encontro será na Seapa, em Goiânia, com a presença de representantes de 42 entidades do setor agropecuário, que integram o ‘conselho consultivo do agro’.

Entre os temas em discussão estão Ferrovia Norte-Sul e os impactos no agronegócio em Goiás, com a presença da Rumo Logística; projeto de certificação da carne no Estado; internet no campo, com a implantação de torres de internet de baixa frequência em Goiás; entre outros assuntos.

A Câmara atua por meio de um grupo de trabalho com foco na elaboração conjunta de uma pauta positiva e propositiva do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o ‘Conselho Consultivo O Agro é de todos’ trabalha ainda para fortalecer as diretrizes de atuação da Secretaria e ajudar na construção de proposições para o segmento agropecuário de Goiás, possibilitando a implantação de políticas públicas cada dia mais eficientes e condizentes com os anseios do setor agropecuário goiano.

“A meta é que todas as entidades representativas do agro estejam juntas, contribuindo nas discussões e no estabelecimento de diretrizes que trarão benefícios não só para o campo, mas para toda sociedade. A agropecuária é a principal atividade econômica em vários municípios goianos e pretendemos ampliar essa protagonismo. Vamos mostrar que o agro é de todos”, enfatiza o secretário.

Seapa
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) foi recriada, em Goiás, após a sanção pelo governador Ronaldo Caiado, da Lei nº 20.417 (de 6 de fevereiro de 2019), e a publicação no Diário Oficial do Estado de Goiás no dia 8 de fevereiro.

Entre as atribuições da Seapa estão formulação e execução das políticas estaduais agrícolas e pesqueira, regularização fundiária, formulação e execução das políticas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa agropecuária, sanidade animal e vegetal e abastecimento, fomento ao desenvolvimento rural e fundiário, assim como planejamento, supervisão e execução de projetos de irrigação de interesse do Estado de Goiás.

Com a recriação da Secretaria, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) passaram a ser jurisdicionadas à Seapa. Informações: www.agricultura.go.gov.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Leia a Edição do mês - Novembro 2019