Cristalina

Contato: (61) 3612-4622 / 9 8529-6967 

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

População da região do Colina Azul recebe nova Unidade Básica de Saúde

UBS Gilberto Gomes dos Santos, que fica em frente ao Cais do Setor Colina Azul, tem capacidade para realizar mais de 1.400 consultas ambulatoriais por mês.

 

Foto: Wigor Vieira/Reprodução

 

O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães entregaram para a população da região do Colina Azul uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), no início da noite desta sexta-feira, 23. Ela é a 40ª de Aparecida de Goiânia e a oitava entregue pela atual gestão municipal. A UBS Gilberto Gomes dos Santos, localizada na Rua das Gaivotas esquina com a Rua Albatroz, fica em frente ao Cais do Setor Colina Azul e tem capacidade para realizar mais de 1.400 consultas ambulatoriais por mês.

Centenas de pessoas prestigiaram a inauguração lotando a área externa da UBS. O evento também reuniu o vice-prefeito Veter Martins, servidores da Saúde, secretários municipais, lideranças comunitárias e vereadores. Também estiveram presentes os deputados federais Professor Alcides e Adriano Baldy, a ex-senadora Lúcia Vânia e os ex-deputados federais Sandro Mabel e Chico Abreu.

Conforto e valorização

Em meio à multidão, o motorista José Mário de Pádua, morador do Setor Colina Azul, estava acompanhado pelos dois filhos e um sobrinho e esbanjava felicidade: “Moro há mais de 15 anos a poucas ruas daqui e fico sossegado porque minha família será atendida com mais conforto num lugar novinho e bonito e que também vai valorizar e embelezar nosso bairro. Gostei muito dessa UBS.”

O prefeito Gustavo Mendanha, dirigindo-se aos moradores, afirmou que “estamos aqui por vocês, que são a nossa razão para trabalhar cada vez mais. Cumprimento a família do estimado e já falecido empresário Gilberto Gomes, que nomeia esta UBS, e agradeço a participação de tantos políticos e amigos de Aparecida na inauguração desta unidade que beneficia toda a região e exalta o Colina Azul, bairro tradicional que completou 32 anos neste mês. Nosso objetivo é ter uma Saúde Pública à altura da nossa gente, tão boa ou até melhor do que a rede privada.”

Gustavo Mendanha também assinou a autorização para a licitação da obra que ampliará a nova UBS. Ele explicou que um novo bloco será construído, destinado aos atendimentos de urgência e emergência, que por enquanto continuam a funcionar no Cais Colina Azul. “A partir de agora o Cais passa a atender exclusivamente a urgências e emergências. Todos os outros procedimentos serão realizados aqui, com mais conforto”, destacou.

Unidade diferenciada

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou que a nova UBS inaugurada é diferenciada e funciona em horário estendido, das 7 às 19h, de segunda à sexta-feira. “Temos conseguido aprimorar a Saúde de Aparecida graças ao esforço dos nossos trabalhadores e ao empenho incansável do prefeito Gustavo Mendanha para realizações como o Hospital Municipal (HMAP) e o Centro de Especialidades, dentre tantas outras. Pouquíssimos prefeitos fazem tanto em tão pouco tempo.”

Pedido antigo, sonho realizado

Já os vereadores Isaac Martins e Araújo falaram em nome dos moradores. “A população local pede há tempos por melhorias assim porque o Cais é antigo e a demanda é crescente. Tenho muita gratidão por essa nova UBS, que também resgata uma promessa do prefeito Gustavo de não fechar o Cais e ainda ampliar e qualificar o atendimento à Saúde nessa região”, afirmou Isaac.

Araújo frisou que a iniciativa “faz parte de uma série de ações em comemoração aos 32 anos do Colina Azul. Isto é um sonho realizado para os moradores deste e de muitos outros bairros próximos . Quero agradecer ao prefeito por tudo o que ele tem feito por nossa comunidade.”

Estrutura adequada e atendimento diversificado

O Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, informou que a nova UBS engloba consultas agendadas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia para toda a região, além de ações e programas para promoção da saúde, vacinação, odontologia, pré-natal, atendimentos de enfermagem e relacionados à Saúde da Mulher, hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose.

Em seus 747,63 m², a UBS Colina Azul conta com recepção e espera, sala de pequenos procedimentos, banheiro acessível, espaço para acolhimento multiprofissional, farmácia, administração, salas de curativo e imunização, inalação, coleta e seis consultórios com banheiro, bem como espaços para odontologia, compressor e escovação. Há também salas para atividades coletivas, de aplicação de medicamentos, instalações sanitárias públicas para homens e mulheres, além de espaços de circulação, hall, embarque e desembarque de ambulâncias, copa e banheiros para os funcionários, arquivo, almoxarifado, setor de esterilização e preparo, copa e espaços para utilidades e depósito para materiais de limpeza.

Novo horário das UBSs

Outra novidade destacada nesta noite é que a partir da próxima segunda-feira, 26 de agosto, a Secretaria de Saúde (SMS) irá ampliar o horário de funcionamento de 35 UBSs do município, que passarão a funcionar uma hora mais cedo, das 7 às 17h, de segunda a sexta-feira. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços em diversos pontos da cidade, dando mais comodidade e ampliando a assistência. Apenas as UBSs dos setores Independência e Parque das Nações, e dos Jardins dos Ipês, dos Buritis e Paraíso, continuarão funcionando das 8 às 17h por terem fluxo menor de pacientes. Fonte: DiaOnline

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Leia a Edição do mês - Outubro 2019